Dia Mundial da Água: ampliar o debate é fundamental

O dia 22 de março foi a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar a população para o uso racional e sustentável de um dos bens mais preciosos para a vida no planeta: a água. Celebrado há quase 20 anos no mundo todo, o Dia Mundial da Água abre espaço para debates e chama a nossa atenção para o tema, especialmente neste momento de incertezas provocadas pelas mudanças climáticas e catástrofes naturais como a ocorrida no Japão recentemente.


No Brasil, estudo realizado pela ANA (Agência Nacional das Águas) aponta que mais da metade dos municípios brasileiros (55% do total) sofrerá com falta de água em 2015. Para evitar um colapso total até 2025, o levantamento feito pela Agência indica que serão necessários investimentos na ordem de R$ 22 bilhões. Ainda de acordo com o estudo, o país tem cerca de 16% dos seus 5.565 municípios com algum problema de abastecimento.


Sabemos que o Brasil é um dos países mais ricos em recursos hídricos. Mas o mesmo estudo elaborado pela Agência Nacional das Águas mostra que temos um grande desafio em relação ao fornecimento, pois a população está concentrada onde há menor oferta de água. Enquanto a região amazônica concentra 81% das fontes hídricas, áreas de maior densidade populacional como a do Sudeste e Nordeste têm apenas 3% da água.


Apesar do cenário desalentador, o país vem discutindo o tema e reunindo esforços para encontrar soluções para os problemas ligados à produção e distribuição de água. Simples iniciativas têm feito grande diferença. Um exemplo é a retirada do olho de fritura da rede de água. A ação elimina um foco de poluição do recurso hídrico, já que apenas um litro de óleo pode poluir até 25 mil litros de água. Avanços são notados também na conscientização da população. Um programa de uso racional da água, adotado por 1.817 escolas paulistas, reduziu em 30% o consumo nesses estabelecimentos.


Evitar o desperdício deste recurso tão essencial à nossa sobrevivência pode ser muito mais simples que imaginamos. Usando de forma racional a água e ajudando a conscientizar as pessoas à nossa volta, promovendo debates e ampliando o diálogo com os diferentes setores da sociedade poderemos, no próximo dia 22 de março, ter mais motivos para celebrar o Dia Mundial da Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE CANAL DE COMUNICAÇÃO É PARA VOCÊ MUNÍCIPE COMENTAR SOBRE O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO PELO MANDATO DO VEREADOR MARCELO OLIVEIRA.