Mauá terá UFABC até 2012, anuncia presidente

“Ganham os filhos e as filhas de Mauá”, disse o prefeito Oswaldo Dias na manhã desta terça-feira (16-8), no Palácio do Planalto, em Brasília, onde o Governo Federal anunciou para 2012 a instalação do Campus Mauá da Universidade Federal do Grande ABC. Dias foi convidado à cerimônia para o anúncio, por parte da Presidente Dilma Rousseff, da expansão da Rede de Educação Superior e Profissional. Serão 20 novos campi universitários no Brasil, incluindo o da UFABC em Mauá. Ao noticiar a cerimônia, o portal do Ministério da Educação informou que o novo campus será instalado até 2012.

Após o evento, Dias elogiou a iniciativa do Governo Federal. "O anúncio oficial de um campus da UFABC em Mauá é resultado de um trabalho de articulação do município junto a um governo sensível às demandas de desenvolvimento da cidade.”

Os novos campi contemplarão oito estados da União. Também serão criadas, até 2012, 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, foram anunciadas a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo o país. Até o fim de 2014, serão 572 institutos e 320 universidades federais, conforme o planejamento federal.

Durante seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff destacou que “a nova fase de interiorização e a criação das novas unidades será uma forma de reduzir a desigualdade no país”.

G-100

Na cerimônia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, falou que, entre os critérios para escolha das cidades contempladas com as universidades, está a renda per capita dos municípios. Em seu discurso, o ministro mencionou o G-100, grupo que reúne as cidades com mais de 80 mil habitantes e com menor receita per capita no país. Foi Oswaldo Dias quem idealizou o G-100 e, em conjunto com outras seis cidades de São Paulo, criou-o em 2009. Hoje, o grupo conta com 103 integrantes. Deles, 83 serão atendidos com a expansão, 46 deles nas primeiras etapas do projeto, entre 2011 e 2014.

Para Oswaldo Dias, o reconhecimento do Ministro sobre as necessidades das cidades que compõem o G100 é fundamental. “Não há dúvidas de que, com mais oportunidades na educação, esses municípios têm mais chances de virar o jogo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE CANAL DE COMUNICAÇÃO É PARA VOCÊ MUNÍCIPE COMENTAR SOBRE O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO PELO MANDATO DO VEREADOR MARCELO OLIVEIRA.